Guia de Escalada da serra do Lenheiro – São João Del Rei

Elaborado pelos escaladores Pedro Naves e Michel Rodrigues, com a colaboração de outros apaixonados pela escalada sanjoanense, o Guia de Escalada da serra do Lenheiro – São João Del Rei traz mais de 200 vias de escalada nas paredes de quartzito da Serra do Lenheiro em Minas Gerais.

Utilize o QR code ao lado para acessar o link do Google drive e baixar o Guia de Escalada da serra do Lenheiro – São João Del Rei.

link estará disponível para baixar, porém as atualizações serão através do Google Drive. Para manter o guia atualizado, o usuário deverá guardar o link para baixar as novas versões.

Pedro Naves é escalador da histórica São João Del Rei. Cidade turística, famosa por suas belas igrejas recheadas de ouro, também possui uma outra “pedra preciosa” pouco conhecida, a Serra do Lenheiro. Esta serra que brota de dentro da cidade, possui rochas de ótima qualidade para todos os tipos de escalada. Mas foi com a escalada móvel que tudo começou, no início da década de 80 escaladores cariocas descobriram que o local tinha características especiais para a prática desta modalidade e começaram a abrir vias clássicas, fazendo com que o local fosse considerado o primeiro pólo de escalada móvel do Brasil.

Porém, na década de 90 com a popularização da escalada esportiva e a abertura de tantos points pelo país, este local acabou ficando menos conhecido, apesar de também possuir excelentes setores de escalada esportiva e bouldering.

Devido ao fato de possuir cerca de 200 vias e muitas delas antigas e sem proteções fixas que ajudem na identificação, as informações começaram a se perder, causando algumas situações desagradáveis. Além disso, escaladores de fora quando vinham escalar em São João perguntavam pelas vias e tudo tinha que ser passado verbalmente, causando um desgaste pra anfitriões e visitantes.

Com isso, cada vez mais Pedro via a necessidade de reunir e organizar essas informações. Foi quando no ano passado, juntamente com o amigo escalador Michel Rodrigues que compartilhava do mesmo sentimento, decidiram elaborar os croquis dos setores. Deu bastante trabalho devido às informações que estavam muito espalhadas, mas também contaram com a ajuda de outros escaladores que já haviam iniciado alguns trabalhos nesse sentido. Assim nasceu no final de 2020 o Guia de Escalada da Serra do Lenheiro!